J. Dinis A. Carvalho Engenharia e Gestão Industrial
Ensino e Aprendizagem
Professor Associado
Departamento de Produção e Sistemas Escola de Engenharia da Universidade do Minho
Textos sobre Gestão Industrial (para alunos)
Produtividade Portuguesa (2003) - Estes textos falam da produtividade portuguesa no contexto europeu. Apresenta os conceitos de Produtividade Física, Produtividade Bruta e Produtividade do Conhecimento.
Introdução aos Sistemas de Produção (2008) - Inclui classificações de sistemas produtivo, medidas de desempenho e alguns aspectos genéricos sobre sistemas produtivos.
Programação da Produção (2000) - Técnicas tradicionais de programação da produção: Máquina ùnica, processadores paralelos, linhas e oficinas. Incui técnicas optimizantes e heurísticas.
Planeamento e Controlo da Produção (2000) - pequena introdução aos sistemas de planeamento e controlo da produção. Inclui o planeamento agregado.
MRP (2000) - Apresentação da técnica de planeamento das necessidades de materiais MRP (Material Requirements Planning).
Planeamento de Capacidades (2000) - São apresentadas 4 técnicas de planeamento de capacidade: Capacity planning using overal factors; Capacity Bills; Resourse Profiles e CRP.
Dimensionamento de Lotes (2000) - Técnicas de dimensionamento de lotes tipicamente associadas ao MRPII e ERP.
O docente universitário deve ser o unico profissional que não chega a ter nenhuma preparação ou treino para a sua profissão. Tem sido assim, ainda continua a ser e são poucos os sinais de mudança. Mas o docente universitário dedica ao ensino uma parte importante da sua actividade e por isso, todos ficariamos a ganhar se o soubesse fazer com um bom desempenho.
Taxonomia de Bloom (Rui Sousa) - Este texto descreve as várias classes de objectivos de aprendizagem definidos por Benjamin Bloom na década de 1950.
Uma vasta coleação de textos sobre aspectos de aprendizagem podem ser consultados na página pessoal de Richard Felder.
Documentos e textos relacionados com experiências de aprendizagem centrada em projecto (Project Led Education), levadas a cabo aqui no nosso departamento: