IDENTIFICAÇÃO |
Disciplina:
Métodos Determinísticos de Investigação Operacional
Pedro Chaves (TP2 – 2ªf., 11-13 h)
Pedro Chaves (TP3 – 2ªf., 14-16 h)
Pedro Chaves (TP4 – 6ªf., 14-16 h) |
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ANÚNCIOS |
-Classificações
do ExameMeioSemestre (mesma
password que a dos apontamentos) Sessão
de dúvidas para exame de recurso: dia 11 de Fevereiro (segunda-feira), das
10:00-11:00, sala da aula teórica (Aviso
afixado em 31 jan 08) -Classificações do ExameFimSemestre e Finais
(mesma password que a dos apontamentos) Classificações do ExameRecurso e Finais (mesma
password que a dos apontamentos) ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ Classificações do Exame de recurso de
Investigação Operacional I (LESI) 42060 - Luis Ricardo Gonçalves Teixeira – R 38202 - Hugo Filipe Nascimento Pereira - 10 19751 - Renato Isaias Rodrigues Portela -
10
1480 - Maria Paula Cardoso Maia - 10 42235 - José Miguel Carvalho Magalhães - D 35286 - Bruno Simão Dias – D
- JOSÉ CARLOS CARVALHO DOS SANTOS - R . ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ |
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OBJECTIVOS |
-
apresentar a Metodologia da Investigação Operacional -
apresentar um conjunto das técnicas mais utilizadas, seleccionadas tendo em
consideração:
- a relevância para a formação
- o tempo e esforço dispendido pelos alunos na sua apreensão,
- o desenvolvimento da capacidade para a sua aplicação na solução de
problemas reais. -
transmitir o 'conceito-filosofia' de modelação e optimização, através do
estudo das técnicas seleccionadas. |
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RESULTADOS DE
APRENDIZAGEM |
- Desenvolver a capacidade de resolução de problemas (modelos
determinísticos), com ênfase em problemas de engenharia de sistemas. - Conhecer as técnicas e os métodos de Investigação Operacional apresentados
na disciplina, e ser capaz de os aplicar na resolução de instâncias de
problemas de pequena dimensão. - Desenvolver a capacidade de analisar sistemas complexos, de criar
modelos para os descrever, de obter soluções para esses modelos utilizando
programas computacionais adequados, de validar os modelos obtidos, de
interpretar as soluções obtidas, e de elaborar recomendações para o sistema
em análise. - Compreender a importância da avaliação
das soluções, e ser capaz de realizar análises de sensibilidade. |
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PROGRAMA |
1. Programação Matemática 2. Programação Dinâmica - Modelos
Determinísticos |
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MATÉRIA TEÓRICO-PRÁTICA |
As aulas Teórico-Práticas centram-se no apoio/acompanhamento de
exercícios propostos. Os exercícios propostos cobrem os assuntos apresentados
nas aulas teóricas, e procuram constituir uma preparação dos alunos para a
interpretação dos enunciados, definição dos modelo e sua execução. |
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BIBLIOGRAFIA |
- Apontamentos
de Investigação Operacional,
Modelos Determinísticos,
António Guimarães Rodrigues, Reprografia
da UMinho
-
Slides: - degenerescencia + método grande m, -
modelos de programação linear, -
transportes, -
transportes com limites superiores, -
introdução de programação inteira,
- Exercícios: 1 |
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AVALIAÇÃO |
Os
elementos de avaliação da disciplina são os seguintes: -
Três Trabalhos Práticos de modelação de um problema, e sua resolução
com um package de software (com guia de utilização): -
Um Exame Meio Semestre -
Um Exame Final *
A entrega deverá ser feita no início da aula teórica do dia indicado. A
classificação final da disciplina é obtida por arredondamento do valor de Cf,
calculado do seguinte modo: Cf = 0.3 Ce1 + 0.4 Ce2 + 0.1 Ct1 + 0.1 Ct2 + 0.1 Ct3,
sujeitos
às seguintes restrições: Ce1
>= 40%, sendo Ce1
– a classificação do exame meio-semestre, Exame:
Trabalhos:
Calendário:
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LINKS |
Utilidades: Links: |