IDENTIFICAÇÃO |
Disciplina:
Engenharia dos Sistemas Processuais (Módulo de Investigação Operacional)
J.M.Valério de Carvalho (TP1 e TP2 – 45f., 11-13 h)
Pedro Chaves (P1 a P3– 5ªf., 14-17 h) Departamento:
Produção e Sistemas |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ANÚNCIOS |
Atenção
à mudança de horário nos dias 20 e 27 de Novembro e 4, 11 e 18 de Dezembro: P1
: 15:00 – 16:00 P2
: 16:00 – 17:00 P3
: 17:00 – 18:00 Actualizadas datas do teste (dia 29 de
Janeiro) e de entrega do trabalho (dia 31 de Janeiro). Actualizada data da entrega da ficha 6
(dia 22 de Janeiro) O TESTE DECORRERÁ NA SALA 2111 (COMPLEXO
PEDAGÓGICO 2) NO DIA 29 DE JANEIRO, DAS 09:30 – 12:00 HAVERÁ UMA SESSÃO DE DÚVIDAS, NO DIA 28
DE JANEIRO, DAS 14:30 –15:30, NO GABINETE DO DOCENTE Classificações
do módulo da disciplina |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
OBJECTIVOS |
-
apresentar a Metodologia da Investigação Operacional -
apresentar um conjunto das técnicas mais utilizadas, seleccionadas tendo em
consideração:
- a relevância para a formação
- o tempo e esforço dispendido pelos alunos na sua apreensão,
- o desenvolvimento da capacidade para a sua aplicação na solução de
problemas reais. -
transmitir o 'conceito-filosofia' de modelação e optimização, através do
estudo das técnicas seleccionadas. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
RESULTADOS DE
APRENDIZAGEM |
- Desenvolver a capacidade de resolução de problemas (modelos
determinísticos), com ênfase em problemas de engenharia de sistemas. - Conhecer as técnicas e os métodos de Investigação Operacional
apresentados na disciplina, e ser capaz de os aplicar na resolução de
instâncias de problemas de pequena dimensão. - Desenvolver a capacidade de analisar sistemas complexos, de criar
modelos para os descrever, de obter soluções para esses modelos utilizando
programas computacionais adequados, de validar os modelos obtidos, de
interpretar as soluções obtidas, e de elaborar recomendações para o sistema
em análise. - Compreender a importância da avaliação
das soluções, e ser capaz de realizar análises de sensibilidade. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
PROGRAMA |
1. Programação Matemática |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
MATÉRIA TEÓRICO-PRÁTICA |
As aulas Teórico-Práticas centram-se no apoio/acompanhamento de
exercícios propostos. Os exercícios propostos cobrem os assuntos apresentados
nas aulas teóricas, e procuram constituir uma preparação dos alunos para a
interpretação dos enunciados, definição dos modelo e sua execução. As aulas
práticas incluem a resolução computacional de exercícios. |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
BIBLIOGRAFIA |
- Apontamentos de Investigação Operacional, Modelos Determinísticos,
António Guimarães Rodrigues,
-
Slides: -
modelos de programação linear -
degenerescencia
+ método grande m, -
modelos de problemas
em grafos (requer instalação de lpsolve) -
sensibilidade e dualidade,
(apenas até ao slide 26) -
modelos de programação inteira, -
programação inteira: planos de corte -
programação inteira: partição e
avaliação -
transportes, -
aplicações de io, -
Caderno de Exercícios das TPs -
Fichas de Trabalho: 1 2
3 4 5 6 Classificação das Fichas 123456 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
AVALIAÇÃO |
Os
elementos de avaliação da disciplina são os seguintes: ·
Um trabalho
experimental prático de modelação de um problema, e sua resolução com um
package de software: Localização de instalações (data de entrega – 24 jan*) ·
Um Teste
·
Fichas
de Trabalho (ver enunciados em cima)
A
classificação final deste módulo da disciplina é obtida por arredondamento do
valor de Cf, calculado do seguinte modo: Cf
= 0.6 Ce1 + 0.3 Ct + 0.1 Cf, sujeitos
às seguintes restrições: Ce1
>= 40%, Ct
>= 50% Classificação
positiva em, pelo menos, 2/3 das fichas de trabalho. sendo Ce1
– a classificação do teste, Ct
– a classificação do trabalho Cf
– a classificação das fichas de trabalho Teste:
Trabalhos:
A
classificação obtida nos trabalhos no
ano lectivo anterior dispensa um aluno reprovado da realização dos
trabalhos no ano lectivo corrente. Fichas
de trabalho: Cada
Ficha contém um exercício simples, e destina-se a consolidar os conceitos e
as técnicas fundamentais da disciplina. O
tempo previsto para a sua resolução é de 30 minutos. Depois
da aula teórico-prática, em que são resolvidos exercícios semelhantes,
espera-se que o aluno tenha os conhecimentos necessários à sua resolução. Devem
ser realizadas individualmente. Cada
aluno deve ter classificação positiva em, pelo menos, 2/3 das fichas de
trabalho. Entrega
deverá ser feita no início da aula teórica (nas datas definidas no
calendário). Calendário:
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
LINKS |
Utilidades: Links: |