



|
|
Objectivos:
 |
•Contribuir para uma visão geral e
integrada da logística,
preparando os alunos para o estudo de temas nessa área com vista ao
desenvolvimento de competências que lhes permitam uma fácil integração
numa actividade profissional na área:
|
 |
•Conhecer e compreender a logística como
actividade de gestão empresarial;
|
 |
•
|
 |
Conhecer modelos actuais, conceitos e
métodos de solução relevantes no projecto, controlo e operação da
cadeia de abastecimento; conhecer ferramentas práticas para melhorar o
desempenho logístico;
|
 |
•Conhecer e tornar familiar a realidade
associada a diferentes tipos de empresas;
|
Programa:
Logística:
Apresentação da
disciplina. Introdução à logística.
Concepção e análise de sistemas logísticos. Serviço ao cliente. Localização
de instalações. Planeamento de transportes. A gestão e movimentação dos
materiais. Sistemas de Informação. Seminários – apresentações feitas pelos
alunos
Previsão e Controlo de
Stocks: Introdução. Métodos
Extrapolativos. Métodos de Regressão. Métodos Qualitativos. Componentes de
um projecto de previsão. Comparação e selecção de métodos de previsão.
Selecção e utilização de "software" para previsão.
BIBLIOGRAFIA:
 |
Carvalho, Maria do
Sameiro, Apontamentos logística, 2004 |
 |
Carvalho,J. Crespo;
Carvalho, V., Auditoria Logística, Edições Sílabo, 2001 |
 |
Ballou,
Ronald, Business Logistics Management, Prentice Hall ,1998 |
 |
Armstrong, J. S., "Long Range Forecasting : from Crystall Ball to
Computer", Wiley, 1986. |
Avaliação:
A avaliação da disciplina é baseada nos seguintes elementos:
 | Projecto de caracterização do Sistema Logístico de uma empresa.
Este trabalho, realizado em grupos de 4-5 elementos, envolve uma fase
de recolha de informação numa empresa a seleccionar pelos alunos e numa
apresentação/seminário a realizar em data a combinar. A presença de todos
os alunos nestes seminários é obrigatória. (30%). |
 | Projecto de planeamento de transportes com uso do OPTRAK. (30%). |
 | Projecto de Previsão. (30%). |
 | Participação do aluno nas aulas. (10%). |
Os três projectos deverão ser realizados em grupos de 4-5 alunos. |